visitas

Na sua opinião quem é o rei do rock

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ira!

O Ira! ficou em segundo lugar na pesquisa junto a raul seixas e legião urbana então vamos conheçer a historia desta banda brasileira de rock
No final dos anos 70, no outono da ditadura militar, Edgard Scandurra, fascinado pelo punk rock e, em busca desse som, ia a shows na periferia da cidade, para trocar informações com o pessoal. Foi então que Edgard e seu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse punk, sem esquecer de Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Nascia aí a banda Subúrbio. Nessa época, Edgard estudava no Colégio Brasílio Machado, onde volta e meia topava com um sujeito esquisito chamado Marcos Valadão Rodolfo, de apelido Nasi. Mesmo sem conhecê-lo, Edgard sentia simpatia pelo modo com que ele se vestia, e num desses encontros os dois acabaram se conhecendo, e ficando amigos.

Mais tarde, Edgard chamou o Nasi para participar do Subúrbio, no festival interno do colégio Objetivo. Nessa época, o grande hit do Subúrbio era "Pobre Paulista", que mais tarde viraria um dos grandes hits do Ira!. Em 1980, Edgard foi convocado para servir o exército, e foi lá onde Edgard iria compor N.B. ("Núcleo Base"), que por sua vez também viraria um grande hit do Ira!, um ano depois (em 1981), Nasi chamaria o amigo Edgard para tocar num show na PUC e ali surgiria o Ira!, ainda sem exclamação, e com nome inspirado no Exército Republicano Irlandês. Completavam a formação o baterista Fabio Scattone, e o baixista Adilson.

Dois anos se passaram até que o produtor Pena Schimidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin (viria a se tornar membro dos Titãs) na bateria e Dino (velho companheiro da antiga banda Subúrbio) no contrabaixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira! gravaria seu primeiro compacto. O compacto contava com as músicas "Gritos na Multidão" e "Pobre Paulista".
Ira!
O Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio, que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. O grupo lança seu primeiro disco, Mudança de Comportamento, em 1985, mas o sucesso só viria em 1986, com o álbum Vivendo e Não Aprendendo, com hits como "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você" (esta última incluída na abertura da novela O Outro, da Rede Globo, no ano de 1987).

Depois de se afastar da mídia por preferir continuar atrelada às suas raízes punk e de lançar vários discos nos anos 80 e 90, o Ira! retoma o sucesso com o lançamento do Acústico MTV em 2004, que consolida a banda entre os maiores nomes do rock brasileiro.

Em 2007 o grupo lançou o que viria a ser o seu último álbum, intitulado Invisível DJ.

Brigas e término do grupo
No Inicio de setembro de 2007, após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão, Nasi retirou-se da banda (indeterminadamente), antes do Ira! entrar de férias, algo previsto para 2008.[1]

Em novembro de 2007, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra anuncia através de uma conta do site Orkut, que a banda Ira! estava findada e que os membros restantes estariam agora com uma banda nova. Nessa banda a formação seria a mesma do grupo Ira!, exceto o vocal que seria assumido pelo guitarrista Edgard. O nome da banda seria Trio.

Porém o projeto foi cancelado antes mesmo de acontecer, conforme informou o baterista Andre Jung, no mês de fevereiro de 2008.[2]

Com isso os ex-integrantes do Ira! assumiram totalmente seus projetos, até então, paralelos. Edgard Scandurra com o projeto de eletro-rock Benzina, e também no retorno do Smack - outra banda que fez parte no início dos anos 80, além de sua participação como guitarrista na turnê do álbum Iê-iê-iê, de Arnaldo Antunes; Gaspa retomou a banda Gaspa e os Alquimistas; Andre Jung com o projeto Urban ToTem; e Nasi, ora com Os Irmãos do Blues, segue em carreira solo e fazendo participações em shows de outras bandas.

[editar] Integrantes
Integrantes do Ira! entre 1981 e 2007

[editar] Última Formação
Nasi - Voz
Edgard Scandurra - Guitarra, Violão, e Vocal de Apoio
André Jung - Bateria e Percussão
Ricardo Gaspa - Baixo
[editar] Antigos
Adilson Fajardo - Baixo
Fábio Scattone - Bateria
Victor Leite - Bateria
Charles Gavin - Bateria
Dino - Baixo

Nenhum comentário: